Mudar de Vida Hoje: 4 Passos Iniciais Fundamentais

Se você chegou nesse post, eu suponho que algo o incomoda acerca de como sua vida está caminhando, certo? Talvez sinta que não tem o controle que gostaria? Ou que por mais que se esforce não está conseguindo mudar de vida? Então continua a leitura que vou te ajudar a encontrar uma solução para isso.

mulher refletindo sobre a vida e como mudá-la
Foto de Anthony Tran

Pára tudo que quero descer!

É mais ou menos essa sensação que se tem quando olhamos para nossa vida e nos damos conta de que nada do que estamos fazendo e/ou fizemos faz sentido. Ou ainda pior, nada do que fazemos ou fizemos era o que gostaríamos de ter feito.

Veja o passo a passo abaixo que me ajudou a começar a mudar essa situação, quando eu dei um basta para essa insatisfação pessoal.




1º Passo: Mapear o que você quer pra sua vida

Essa é a primeira etapa e provavelmente a mais difícil de todas! E isso porque nós seres humanos temos múltiplos interesses, somos curiosos por natureza. Então quando alguém te pergunta o que você quer, talvez a resposta vá de um extremo a outro, sem que necessariamente as atividades/objetivos tenham conexão entre eles.

Para conseguir mapear o que você realmente quer fazer e mudar de vida (e talvez leve algum tempinho para você descobrir de fato, mas não desanime porque vale a pena!) será preciso você se imaginar no cenário ideal. Visualize-se no lugar que gostaria de estar, fazendo uma coisa que te dê prazer sentido de vida.

homem bem sucedido após mudar de vida. Rico.

Talvez aqui, querido leitor, você se imagine rico, viajando ou morando numa mansão, dando festas ou passeando com carros luxuosos. Afinal de contas, quem não quer ter uma vida farta e abundante, não é mesmo?


Mas eis uma questão: o cenário que vislumbra nada mais é do que a consequência de ações assertivas tomadas antes sobre aquela atividade que descobriu que realmente gostaria de fazer.

Pois é, conseguimos visualizar e sentir a vida que gostaríamos de ter, mas na hora de decidir sobre o que fazer para se chegar lá é que bloqueamos.

Uma dica para descobrir o que gostaria de fazer pode ser tentar começar pelo que não gosta, para descobrir o que realmente não faz sentido. Olhe para sua vida hoje, para o seu passado e analise: o que fez que não gostou ou que não gostaria de ter feito?

Após excluir tudo que não gosta de fazer, certamente você deve ter afunilado bastante as possibilidades de atividades que gostaria de desenvolver, ou quem saber conseguiu até identificar exatamente o que quer fazer!

Bom, com essa informação em mãos precisamos agora estabelecer uma meta.


2º Passo: Elaborar um plano de ação pra mudar sua vida

Identificada a atividade ideal (talvez depois de muito pensar!) que vai te fazer mudar de vida, é preciso elaborar um plano de ação para caminhar por essa jornada sem se perder.

Muita gente desiste exatamente nesse ponto, pois é quando nos damos conta do trabalho que teremos de fazer para se chegar onde queremos chegar.

Por exemplo, se você descobre que o seu maior prazer na vida é trabalhar com plantas e decide então que vai ter um Garden (aqueles espaços que vendem flores, árvores, vasos etc), você precisará realizar cada etapa para a concretização do espaço de forma organizada, estruturada e calculada.

Antes de tudo precisará estudar o mercado, estudar concorrente, se for um local físico terá que estudar a região, alugar um espaço, comprar mobiliário, contatar fornecedor, fazer cálculos para entender a viabilidade do negócio etc, e cada etapa precisa ser muito bem executada, para não se correr o risco de abrir um negócio e ser mal sucedido.

Tá vendo só como o processo pode ser longo?

E olha só, caso você fique tentado a buscar caminhos curtos, pular etapas ou acelerar o processo já te digo: todos as pessoas que você vê na internet ou na vida real que parecem ter a vida que almejam, trabalharam e trabalham duro! Inclusive essa aqui que vos escreve.

Justamente por esse motivo é preciso escolher muito bem a atividade que definirá para alcançar o que se almeja e mudar de vida, ela precisa ser prazerosa e estar alinhada com seus valores, afinal de contas todas suas forças estarão voltadas para isso


3º Passo: Adequar o plano de ação para mudar de vida à sua realidade

Essa parte talvez seja diferente do que já tenha visto ou ouvido por aí, porque todos temos anseios e vontades, mas é preciso um certo nível de maturidade para se definir o que é possível e o que não é.

Se você já sentiu que joguei um balde de água fria nos seus planos com esse comentário, já quero esclarecer que em absoluto não se trata disso. Muito pelo contrário, o objetivo aqui é que você consiga tomar as rédeas da sua vida fazendo as escolhas certas e de modo equilibrado.

Deixe eu me explicar: aqui não estou dizendo para que descarte algum plano de ação porque constatou que vai dar muito trabalho, ou porque vai demorar bastante para concluí-lo.

O que eu quero dizer com ter “maturidade para se definir o que é possível e o que não é” é que precisamos ter um olhar atento e respeitoso conosco para podermos definir metas que sejam possíveis dentro da nossa realidade, com o objetivo de resguardarmos a nossa saúde física e emocional.

Folha de papel com a opção burnaout sendo marcada por uma mão com uma caneta
Foto de Nataliya Vaitkevich

E isso pois novas metas nos dão novas energias, mas se ao longo do caminho nos depararmos com dificuldades “intransponíveis”, ou seja, que “não” conseguiremos superar (eu coloco entre aspas, pois acredito que sempre há uma forma de superar os obstáculos) a chance de desistirmos será grande.

E não é isso que queremos, certo?

Então podemos dizer que estamos falando aqui de se estabelecer um plano de ação pra mudar de vida que caiba na sua rotina sem que sua execução te desequilibre emocionalmente e/ou fisicamente. Porque se isso acontecer você irá desistir. #prontofalei


4º Passo: Trabalhar com cronograma para efetivamente mudar de vida

Desenhado o plano de ação para mudar de vida, é hora de trabalhar para a organização do mesmo.

Talvez essa dica pareça simplista, mas a verdade é que adotar um cronograma é uma excelente forma para sabermos onde estamos, para onde estamos indo e quanto falta para chegar lá. E acredite, muita gente pula essa etapa! Eu mesma já o fiz! #assumoqueeuerrei

Bom, a essa altura do campeonato ou você já desistiu da ideia e saiu do post ou ainda está aqui, firme e forte lendo tudo para começar a se organizar.

E mesmo para você que ficou até agora e está relativamente animado(a) para começar, pode ter aparecido o seguinte pensamento: mais uma coisa para eu controlar? Ou ainda, mais uma coisa para me controlar? Ou então: ah, nem precisa dessa etapa.

Veja bem, temos o hábito de controlar muitas coisas, tais como : tempo de deslocamento, tempo de trabalho, férias, médicos, festas etc, certo? Todavia não temos o hábito de controlar o rumo da nossa vida. Isso não te parece estranho?

Não estou dizendo aqui que tudo que acontece é fruto único e exclusivo do seu trabalho, pois aqui caro leitor, eu acredito em intervenção/direcionamento divino, mas temos de ser sinceros que parece nunca termos tempo para nos sentar e pensar sobre o que queremos para nós, para nossa vida.

E eu vim aqui para te dizer que se não se organizar vai ser difícil você conseguir concretizar seus planos.

E ó, já vou avisando que essa parte dá um trabalhão, é um quebra-cabeça daqueles parrudos. Mas te garanto que depois te trará muita clareza no plano para mudar de vida e te ajudará a manter a ansiedade sob controle, garantindo assim que caminhe rumo ao seu objetivo com equilíbrio e leveza.

pessoa na montanha olhando a bússola.
Foto de Ali Kazal


Conclusão

Então querido leitor, minha sugestão para você que quer mudar de vida de acordo com seus objetivos e seguir o caminho que outra pessoa quer que você siga, é pensar com carinho nessas etapas acima.

Eu sei que estamos super sobrecarregados com as demandas diárias, mas eu me esforçaria para abrir um espaço na minha agenda e começar a investir um tempo na projeção da minha própria trajetória de vida.

E se você está pensando que isso simplesmente será impossível eu te pergunto: que tal assistir um episódio a menos da sua série preferida e trocar pelo exercício aqui proposto? Parece possível?

Dessa forma você evita a sobrecarga, não é mesmo? E olha, nada de fazer esses planos todos de madrugada, hein? A menos que você possa dormir durante o dia para se recuperar.

Não estou falando que não se possa passar eventualmente uma noite ou outra acordado analisando os fatos e as possibilidade, como o fez Quentin Tarantino quando resolveu traçar o próprio caminho e mudar a vida que tinha definitivamente (minuto 46 dessa entrevista).

O que estou dizendo é que você não deve tornar isso frequente, ou seja, se desgastar de dia(no trabalho atual, por exemplo) e ficar a noite acordado também, afinal de contas, de que adianta traçar um objetivo que tem como resultado um cenário dos sonhos se para isso você joga fora ao longo do caminho sua saúde mental e física?

Afinal de contas, presumo que você queira curtir o resultado final disso com energia e saúde, não é mesmo?


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Conheça a autora

Bem-vindo! Eu sou a Ingrid,

criei esse blog para compartilhar contigo práticas e escolhas que me ajudaram a ter uma vida de sucesso mais leve, equilibrada e natural. Inspire-se e transforme sua vida também! 

Newsletter

Últimos Posts

Categorias

Edit Template

Conteúdo Voltado Para Quem Busca Desenvolvimento Pessoal, Espiritual e/ou Coletivo

© 2025 Sem Delongas®. Todos direitos reservados.