Pois é, seu (sua) filhote cresceu e eis que um dia ao passar brincando por você aquela famoso cheirinho embaixo do braço preenche o ar indicando que sim, é chegada da hora de se começar a usar desodorante. Mas qual comprar? O que considerar? Se você está procurando opções de desodorantes infantis naturais saudáveis e seguras, você irá encontrar por aqui. Boa leitura!

Antigamente era tão mais fácil escolher desodorantes infantis naturais
Temos a impressão que antes era mais fácil, né? Simplesmente pegávamos os desodorantes de nossos pais e usávamos. Será que era seguro? Bem, essa discussão pode ser um post para outro dia. O que eu quero trazer aqui pra você é facilidade.
A vida já está muito, muito, muito corrida e às vezes sabemos que o melhor a fazer é estudar sobre um assunto para tomarmos a melhor decisão, mas quando? De madrugada? E se você que está lendo esse post agora é uma mãe ou pai solo, decidir tudo sozinho(a) pode ser uma barra muito pesada.
Então eu quero te ajudar com isso! Pelo menos no que diz respeito à escolha desodorantes infantis naturais e seguros para seu(a) filhote! E se você está super sem tempo para ler esse post, dá uma olhada no índice logo abaixo e vá direto à informação que precisa.
Agora se você está com um tiquinho de tempo sobrando e quiser ler tudo que escrevi, saiba que a pesquisa foi feita com muito carinho e que o objetivo é trazer reflexões sobre boas escolhas para você, sua família, sua vida e o planeta.
Afinal de contas, tenho certeza que ter uma boa saúde é um dos seus objetivos de vida, não? E alcançar essa meta com equilíbrio é uma parte fundamental do processo para se ter sucesso em sua meta. Então vamos aos fatos!
Neste post:
Por que eu preciso me preocupar com quais desodorantes infantis naturais vou usar no meu filho(a)?
Primeiramente é preciso saber que a pele de uma criança não é igual a de um adulto, ou seja, uma substância química que nada faz em uma pessoa com mais de 21 anos pode trazer sérios problemas de pele para uma criança.
Por esse motivo há uma legislação específica para cosméticos infantis e as empresas que optam por trabalhar com esse tipo de produto tem de fazer uma série de testes em seus produtos para ter comprovação da segurança e só então ter o aval da Anvisa para vender o cosmético.
Pois é, felizmente a régua é alta quando se trata de cosméticos infantis.
O que eu preciso verificar antes de comprar um cosmético infantil?
Quem nunca se deparou com o(a) filhote choramingando porque quer levar um shampoo X, só porque na embalagem tem um desenho que ele gostou? Aí você pega o produto, dá uma olhada procurando pelo fabricante e descobre que nunca se quer ouviu falar da marca em questão.
Pais, tios, avós mais tranquilos iriam pegar o shampoo e dar para a criança para satisfazê-la. Mas se você é do tipo mais analítico, como eu, vai querer pelo menos saber que empresa é aquela que está fabricando o produto para decidir se o leva ou não.
Então para facilitar a vida há algumas informações fáceis de achar na embalagem e que podem te trazer alguma segurança na hora da escolha de um desodorante ou qualquer outro cosmético infantil:
- número de registro ou processo da Anvisa: isso significa que o produto passou por todos os testes exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária;
- nome da marca: se ela for conhecida sua já tem mais um ponto positivo;
- informação de que produto é destinado ao público infantil: geralmente vem escrito “infantil” ou “baby” ou “a partir de X anos”;
Como saber se os desodorantes infantis são naturais de verdade?
Não é porque ele é infantil, que é um produto necessariamente natural. É importante entender o que “ser natural” significa.
Um produto natural é aquele que possui pelo menos 99% de sua composição de matéria prima natural, ou seja, oriundas de plantas (camomila ou babosa, por exemplo), minerais (argila, por exemplo), animais (cera de abelha, por exemplo). Neles não são autorizados produtos químicos e sintéticos (produzidos em laboratórios).
Então eu sugiro que você olhe os ingredientes no rótulo e procure por palavras tais como: perfume, corantes sintéticos (CI seguido de um número: CI 45380 (vermelho) por exemplo), conservantes químicos (Methylisothiazolinone (MIT), por exemplo).
Se esses itens acima aparecerem na fórmula dos desodorantes infantis que pesquisou, por mais que você tenha pensado se tratar de um produto natural, ele não o é.
E os produtos veganos? São naturais?
Taí outra informação que gera muita confusão! E isso porque é um importante entender que tanto os produtos naturais não são necessariamente veganos, já que podem possuir ativos de origem animal, quanto os produtos veganos não são necessariamente naturais, já que podem ter ingredientes sintéticos em suas composições.
No entanto considera-se que um produto natural que use composto animal esteja alinhado com o fato desse composto não ter causado sofrimento ao bichinho, como é o caso do uso de tutano, por exemplo. Se esse ingrediente estiver na composição, o produto não será considerado natural por princípio.
Produtos naturais sérios gostam de informar que são “cruelty free“ (sem sofrimento animal) em suas embalagens.
E o tal do alumínio e do parabeno presentes nos desodorantes infantis?

Essas substâncias são as mais famosas no quesito “fazer mal à saúde”. Testes realizados nos anos 2000 constataram grande quantidade de alumínio presente na região das axilas das mulheres que desenvolveram câncer de mama. E isso porque essa partícula é muito pequena e atravessa nossos poros adentrando nosso organismo.
Todavia até hoje não se constatou real relação entre o câncer de mama e a presença de alumínio na região das axilas, por isso há muitos institutos alegando que esse temor é exagerado e sem base científica alguma.
Pelo sim, pelo não eu prefiro utilizar desodorantes sem alumínio, afinal de contas temos muitas opções no mercado assim.
No que diz respeito ao parabeno, bom esse já é ruim mesmo e não tem o que dizer.
Em 2017 o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), demonstraram que os parabenos são substâncias químicas desreguladoras endócrinas ou potencialmente desreguladoras endócrinas, e que podem afetar o sistema reprodutivo humano. Pesado, né?! Outros organismos, tal como o Centro Dinamarquês de Desreguladores Endócrinos também chegou a mesma conclusão no ano seguinte.
Lista de Desodorantes Infantis Naturais
Agora que você já tem uma ideia mais clara do que considerar na hora de escolher desodorantes infantis, compartilho abaixo uma listagem de produtos naturais para te facilitar a vida.
Desodorante Infantil p-Probiótico Roll-on 60g – Biokinder
Desodorante Infantil Natural Sem Alumínio Vegano. Humiq Teens 60g – BellaPhytus
Desodorante Hidratante Infantil 50ml – Souvie
Desodorante Infantil Sem Alumínio e Parabeno Vegano 50 ml – Fresh Monster
Desodorante em Barra Infantil Camomila Vegano – Alva
Desodorante Infantil Natural Sem Perfume Gato Divino 65ml – Biozenthi
Desodorante Infantil Tangerina Sem alumínio e Parabenos 60ml – Le Fruit
Conclusão
Agora que você já tem algumas opções de desodorantes infantis naturais, certamente ficará mais fácil de identificar um produto que esteja alinhado com o que busca.
Lembre-se sempre que os desodorantes infantis devem ser utilizados em crianças acima de 8 anos de idade e o fato dele ser natural não significa que não possa causar alergia, por isso é importante sempre testar antes de usar. Caso ocorra irritação na pele suspenda o uso e procure um médico dermatologista.
Este conteúdo tem como objetivo compilar informações encontradas nos sites das empresas responsáveis pelos produtos acima, a escolha e avaliação de cada item deve ser pessoal e seguindo os próprios critérios.